Entre os anos de 2011-2012, este espaço destinou-se à divulgação dos trabalhos e experimentos realizados pelos alunos do 5º ano e pelo prof. André Nogueira, da Escola Municipal João de Camargo, participantes do Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação.





"PCHAE na Sala de Aula" foi premiado como o melhor blog da II Mostra Municipal do Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação das Crianças. Uma parceria de sucesso entre a Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Ciência Hoje que juntos, buscam promover a educação científica junto ao público infantojuvenil.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

DIA DO ÍNDIO: ORIGEM E HISTÓRIA

O dia 19 de abril é instituído como o DIA DO ÍNDIO em todo o Brasil. A data foi criada pelo presidente Getúlio Vargas pelo decreto de lei 5540 de 1943.
A comemoração relembra quando em 1940, várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que foi realizado no México. 
Os índios boicotaram os primeiros dias do evento, pois tinham medo que as suas reivindicações não fossem ouvidas pelos “Homens Brancos”. No congresso, foi criado o Instituo Indigenista Interamericano, também com sede no México. Ele tinha o objetivo de zelar os direitos dos indígenas na América.
No Brasil, o país não aderiu de forma imediata o instituo, mas depois de uma intervenção de Marechal Rondon, que apresentou sua adesão, foi instituído o Dia do Índio na data de 19 de abril.
A grande proposta da data é relatar os direitos dos indígenas e faz com que a sociedade saiba da importância que eles têm em nossa história. Um povo sofrido, que sempre foi massacrado, humilhado e escravizado pelos colonizadores, mas nunca deixaram de participar ativamente em nossa história e cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário