Educar, ato de transformação
André Nogueira Mendes
O processo educativo sempre nos impõe desafios, por isso, ele não perde o encanto e nos conduz além dos limites...
Na vida do educador não há rotina; é um engano quem pensa que há... Estamos sempre conhecendo pessoas, buscando conhecimentos e, principalmente, trocando afetos.
O educador não deve se deixar contaminar pelo desencanto, pelo desrespeito, pelo desamor e pela inércia. Educar pressupõe uma relação dinâmica, viva, rica e afetuosa entre educadores e educandos.
Educar é ensinar e aprender, educar é possibilitar não só a transformação do conhecimento como também de consciência; aliás esse é o nosso maior desafio.
Educar é, acima de tudo, um ato de transformação, criação e invenção. Por isso, podemos afirmar que não há fórmulas definitivas e acabadas no ato de educar.
A transformação é o pressuposto fundamental de um processo educativo. Mesmo porque os seres humanos não são seres estáticos, mas seres ricos, complexos e inacabados – ainda bem que inacabados...
Vou citar um autor por quem sou apaixonado: Guimarães Rosa. Ele nos dizia o seguinte:
“O mais importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, não foram terminadas, mas elas vão sempre mudando...”
Como educadores, devemos possibilitar a mudança e compreender as diferenças. Respeitar sempre o outro, vendo-o sempre como um semelhante; um igual e escolher caminhos. Por isso, a educação deve ser vista também como um ato político e ético.
Nunca devemos deixar de perguntar:
Como educadores, devemos possibilitar a mudança e compreender as diferenças. Respeitar sempre o outro, vendo-o sempre como um semelhante; um igual e escolher caminhos. Por isso, a educação deve ser vista também como um ato político e ético.
Nunca devemos deixar de perguntar:
- Educamos para quê? - Queremos realmente a transformação?
No ato de educar devemos unir conhecimento, afetividade e possibilidade de mudança. O educador precisa ter como parâmetro a dignidade, o respeito e um profundo amor pelo outro, porque temos uma grande responsabilidade: transformar o outro sem ferir a sua autonomia. (Esse eu acho que é o nosso maior desafio: não doutriná-los, mas transformá-los, respeitando a autonomia.)
Peço a vocês que não se deixem contagiar com a desesperança e o desestímulo, já que a nossa sociedade é muito cruel com o professor e com o médico, vocês todos sabem disso. Mas apesar de toda desvalorização e desprestígio que essa sociedade impôs à nossa profissão, os EDUCADORES SÃO IMPRESCINDÍVEIS.
Precisamos recuperar a capacidade de nos encantar pela nossa profissão porque nós somos a consciência ética desse país. Não se esqueçam disso...
Sinto-me honrado em poder participar dessa transformação...
No ato de educar devemos unir conhecimento, afetividade e possibilidade de mudança. O educador precisa ter como parâmetro a dignidade, o respeito e um profundo amor pelo outro, porque temos uma grande responsabilidade: transformar o outro sem ferir a sua autonomia. (Esse eu acho que é o nosso maior desafio: não doutriná-los, mas transformá-los, respeitando a autonomia.)
Peço a vocês que não se deixem contagiar com a desesperança e o desestímulo, já que a nossa sociedade é muito cruel com o professor e com o médico, vocês todos sabem disso. Mas apesar de toda desvalorização e desprestígio que essa sociedade impôs à nossa profissão, os EDUCADORES SÃO IMPRESCINDÍVEIS.
Precisamos recuperar a capacidade de nos encantar pela nossa profissão porque nós somos a consciência ética desse país. Não se esqueçam disso...
Sinto-me honrado em poder participar dessa transformação...
Parabéns a você também por ser este educar tão dedicado.
ResponderExcluirOlá Carlos! Muito obrigado pelo seu carinho e reconhecimento.
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